Abdominoplastia

Abdominoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para a retirada do excesso de pele, da gordura localizada e, ajuda na recuperação da região do abdômen. Esse ato também consiste na remoção das estrias existentes no local, pois como mencionado anteriormente, remove a pele em excesso.  A abdominoplastia devolve a firmeza da pele, eliminando qualquer tipo de elasticidade que possa haver.

A abdominoplastia é conhecida por outros nomes, a ver; dermolipectomia de abdômen e plástica de abdômen.

Para que serve a cirurgia plástica de abdominoplastia?

Como bem explicamos no comecinho do artigo, a abdominoplastia visa a reconstrução do abdômen, devolvendo o mesmo aspecto original, com firmeza e sem aquele excesso de pele indesejado. O procedimento costuma ser indicado para pessoas que estiveram acima do peso e porventura tenham passado por alguma cirurgia para eliminação dos quilinhos a mais.

O procedimento por muitos é procurado por ser uma alternativa mais ágil que uma academia, por exemplo, pois rapidamente pode devolver a autoestima para quem deseja ter de volta aquela barriguinha chapada sem muito esforço e suor.

Para quem é indicado a cirurgia plástica de abdominoplastia?

Lemos no parágrafo anterior, que a cirurgia é uma alternativa à academia e um paliativo para quem deseja a recuperação com certa rapidez do abdômen. E sim, é indicado por especialistas, pois acredita-se apresentar um resultado mais veloz e tão satisfatório quanto o exercício físico.

Há quem indique a realização da cirurgia para grupos isolados de pessoas, entretanto, há um campo vasto e aberto para que que seja algo acessível para diversos candidatos.  O melhor a se fazer, é marcar uma consulta com um cirurgião para que ele, como profissional atestado pela SBCP, faça uma avaliação detalhada do seu caso e possa indicar a melhor alternativa para que você atinja o objetivo que o(a) levou à consulta médica. 

Após realizar a abdominoplastia, opte por uma dieta mais saudável e pratique exercícios físicos. De acordo com especialistas, a cirurgia é uma prática estética que auxilia na melhora mais veloz, mas não pode ser considerada como um milagre, necessitando sempre que o paciente entenda que é preciso manter um estilo de vida de cuidados e moderação.

Profissionais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica avaliam, ainda, que para um paciente cuja musculatura da parede abdominal seja fraca, a costura realizada durante a cirurgia pode ficar comprometida, uma vez que os músculos não são estabilizados tão facilmente, porém, devemos entender como citado dois parágrafos acima, que cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente junto de um especialista.

De acordo com os membros da SBCP, mesmo que a musculatura seja fraca, a plicatura dos músculos reto abdominais fornece a correção da diástase e estabilização da parede abdominal. Musculatura fraca não contraindica o procedimento, antes é mais um fator a ser indicado para a sua realização.

Mediante uma indicação para a realização da abdominoplastia, fica claro que, por mais que seja solicitado ao paciente que ele passe a ter uma vida mais moderada e com prática de exercícios, o procedimento será indicado, sim, para aqueles que estejam com a musculatura comprometida por conta de algum tipo de cirurgia na região da barriga.

Ainda, em geral, o procedimento é bastante indicado para mulheres que tiveram múltiplas gestações, pessoas que geneticamente possuem acúmulo de gordura na região do abdômen ou quem teve perda substancial de peso. O que todas as pessoas anteriores possuem em comum é o desenvolvimento de flacidez da pele, tornando-se um depósito de gordura e estrias na região.

Quais os tipos de abdominoplastia?

Além da tradicional abdominoplastia até aqui citada, existe ainda o procedimento que os especialistas chamam deminiabdominoplastia, que tem uma extensão bem menor e por esse mesmo motivo recebe o sugestivo nome. Ele tem como ponto central a retirada de acúmulos de gordura e pele apenas da região inferior da barriga, resultando em uma cicatriz substancialmente menor.

Tanto a abdominoplastia quanto a miniabdominoplastia, podem ser associadas à lipoaspiração para melhores resultados e para um melhor desenho corporal.

Como funciona a cirurgia plástica de abdominoplastia?

O procedimento pré-operatório consiste na avaliação por parte do profissional responsável pelo procedimento, quando o mesmo irá observar a região do abdômen do paciente, verificando a quantidade e a localização dos acúmulos de gordura e excesso de pele.

Na grande maioria dos casos, o procedimento requer duas incisões a compreender:

A primeira é uma incisão horizontal, bem acima dos pelos pubianos, estendendo-se até próximo dos quadris, levemente curvada para cima. Tanto a incisão, quanto a forma da extensão podem variar de acordo com a quantidade de pele que precisará ser removida.

Já a segunda incisão é feita na vertical, finalizando ao redor do umbigo, local onde os excessos de pele da parte superior do abdômen são separados das partes profundas. Esse ato consiste na realização do deslocamento subcutâneo expondo os bordos da musculatura do reto abdominal. Momento em que os músculos abdominais são suturados para que se tornem mais rígidos, o que propiciará em uma barriga mais plana e uma cintura mais definida. A pele é esticada para baixo, o que permite a sua remoção a partir de um orifício para colocar o umbigo em sua posição original.

Quem é o responsável pela realização da abdominoplastia?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico estético. Peça informações de possíveis amigos ou conhecidos que tenham passado pelas mãos do profissional.

Anestesia necessária para a abdominoplastia

Num contexto geral e, na maioria dos casos, é utilizada a anestesia raqui ou peridural com sedação e não é necessário mais que um dia de internação no hospital.

Para determinados pacientes, há cirurgiões que indicam fazer outra cirurgia no mesmo momento em que é realizada a abdominoplastia. Podendo ser, por exemplo, a lipoaspiração, pois ajuda na definição dos contornos corporais. Outras intervenções cirúrgicas podem ser da mama e pequenos procedimentos na face. No entanto, recomenda-se que a demanda para a realização dos procedimentos associados, não requeira muito tempo, para que a duração da cirurgia não ultrapasse o tempo recomendado.

Quanto tempo em média pode durar um procedimento de abdominoplastia?

O tempo de uma abdominoplastia pode variar de acordo com o paciente e o grau de complexibilidade, conforme a extensão do tratamento e quantidade de tecido a ser removido e da associação ou não da lipoaspiração, todavia em média, o habitual dura entre uma e três horas. Cirurgias muito longas podem aumentar o risco de trombose.

Contraindicações para a realização da abdominoplastia

Contraindicamos a realização da cirurgia para pacientes que tenham em mente uma gravidez futura ou que haja um cenário de ganho de peso após a cirurgia.

Para obesos e fumantes existe um risco maior de necrose, desta forma não devem se submeter a essa cirurgia. Em caso de pessoas com obesidade, é importantíssimo que haja um quadro de emagrecimento antes da realização da abdominoplastia.

Há casos que necessitam de uma avaliação mais minuciosa e individual pelo cirurgião plástico, como pessoas que tenham realizado cirurgias anteriores e tenham cicatrizes na região abdominal, pessoas com algum tipo de doença do colágeno e alguns tipos de fumantes.

Dependendo do tipo de cicatriz existente, esta pode até mesmo impossibilitar a realização da abdominoplastia. É necessário que haja transparência entre profissional e paciente no ato da consulta, a fim de que não se tenha nenhum ruído de informações que possam contemplar uma complicação à mesa de cirurgia.

Riscos da realização do procedimento

O risco maior de complicação à abdominoplastia é o de trombose, por isso ela deve, impreterivelmente, ser realizada por um profissional apto. Além disso, há chances de haver retalho abdominal, algo ocorrido na pele do abdômen, comprometendo o resultado final, pois ocorre necrose no tecido. Por esse motivo, mesmo que estejamos sendo repetitivos, é inevitável que você busque por um especialista no assunto, apto e licenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quanta custa a abdominoplastia?

O valor gira em torno e de acordo com a cidade em que você realizará o procedimento, o grau de extensão da cirurgia ou se ela será aliada a outras técnicas.

Cada profissional tem a sua metodologia de trabalho, todavia e geralmente, os valores estão relacionados aos custos com a equipe médica responsável pela cirurgia.

Além disso, existem os gastos após a cirurgia, como malha compressiva, drenagens linfáticas e o período de afastamento do trabalho.

Pós-cirurgia de abdominoplastia

Após o procedimento cirúrgico de abdominoplastia, o inchaço desaparece em torno de três semanas. Todavia, podem existir casos específicos onde o hematoma leva até seis meses para sumir. O tempo para recuperação depende, na maioria dos casos, do tipo de procedimento e do local do corpo em que foi realizado. Para um pós-cirúrgico mais tranquilo e sem sustos, é importantíssimo respeitar as orientações impostas pelo cirurgião.

Vale ressaltar, sempre buscando a orientação do seu médico, a utilização de cinta modeladora. Ela tem como objetivo a compressão do abdômen para a diminuição do edema (acúmulo de líquido), também ajuda no conforto e segurança, além de modelar as curvas e diminuir as dores. Ademais, é importante que ao dormir, o repouso seja feito na posição em que a barriga fique para cima, por pelo menos 45 dias, ou de acordo com o tempo estipulado pelo profissional responsável pelo seu procedimento.

Começando a enxergar os resultados

Nos primeiros meses após a cirurgia, os resultados já se tornam perceptíveis, entretanto, é somente após os 12 meses que os resultados definitivos são considerados.

Porque me escolher?

+ 2500

Cirurgias Realizadas

+ 10

Anos de Experiências

+ 1000

Procedimentos

Estrutura

Melhores hospitais

Você está pensando em realizar sua cirurgia plástica?

“Caro(a) paciente, fiquei feliz com o seu interesse realizar o sonho da cirurgia plástica. Estou à disposição para conversarmos mais, preparado para auxiliar você nessa jornada, para juntos alcançarmos o melhor resultado, beneficiando a sua autoestima e o seu bem estar.” Dê o primeiro passo, faça seu primeiro contato comigo.

Dr Edmar
whatsApp Faça seu primeiro contato