Blefaroplastia

Com o passar dos anos as marcas de expressões ficam mais evidentes em nossos rostos, mas não apenas o peso do tempo que é capaz de formas rugas ou as marcas já mencionadas. Nossas expressões e as preocupações do dia a dia são fatores preponderantes para o nosso envelhecimento.

Falaremos um pouco a respeito desta técnica que visa corrigir as marcas de expressões e rugas em nossa face.

O que é Blefaroplastia?

Blefaroplastia é uma cirurgia plástica que melhora o aspecto das pálpebras, eliminando as bolsas de gordura, rugas e flacidez. O resultado buscado quando se realiza a Blefaroplastia é o rejuvenescimento na região do entorno dos olhos.

Para que serve a Blefaroplastia?

Destina-se à remoção da pele enrugada e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores; conforme envelhecemos, a pele perde gordura e grande parte de sua elasticidade, tornando-se flácida e formando as aparentes rugas que tanto incomodam a todos nós.

Bem-estar psicológico

Quem não quer se olhar no espelho e ver o reflexo jovial em sua face? Quanto mais o tempo passa, mais cruel a vida se apresenta, pois nos remete o quão frágil somos conforme o ponteiro dos relógios apresentam dias, semanas, meses e anos.

Contra tudo isso, contrariando o tempo, temos a nosso favor a Blefaroplastia. Entregando um resultado que é capaz de nos jovializar a alguns anos a menos.

Tão importante quanto perceber que vivemos o suficiente para sermos gratos pela vida, é estar de bem com você e o seu psicológico. Uma pele nova e saudável reflete diretamente em um psicológico bem mais confiante e realizado.

Quando considerar a cirurgia plástica de Blefaroplastia?

O momento ideal para realizar a intervenção da Blefaroplastia é quando a flacidez da pele e bolsas de gordura começam a te incomodar, gerando um aspecto de cansaço no seu rosto. Não há uma idade concreta para que isso possa começar a acontecer, todavia o mais comum é que essa fase apareça a partir dos 40 anos de idade. Essa situação, como falado neste mesmo parágrafo, pode acontecer antes ou até mesmo após a meia-idade.

Pode-se dizer que essa é uma consideração bem particular para cada paciente. 

Idade do paciente para realizar a cirurgia plástica de Blefaroplastia?

Como falamos no tópico acima, não há uma idade correta para que se possa buscar o auxílio desta ferramenta cirúrgica. Varia e muito de acordo com a forma com a qual o paciente se olha no espelho; se o incomoda ou não o que reflete no vidro espelhado. É mais comum que a idade seja a partir dos 40 anos, podendo ser antes ou depois.

Quantas vezes se pode realizar a Blefaroplastia?

Caso haja necessidade, é possível se submeter novamente a essa técnica após 3 meses, mas tal possibilidade só deve ser cogitada/pensada caso haja alguma alteração anatômica bem severa. Mas o ideal, de acordo com os especialistas, é aguardar no mínimo 6 meses.

Cicatrizes da Blefaroplastia?

São praticamente imperceptíveis as cicatrizes de uma blefaroplastia. Os pontos são feitos seguindo as linhas naturais dos olhos, camuflando as marcas.

  • Na pálpebra superior: a incisão acompanha a linha do sulco, ocultando a cicatriz nas dobras naturais da pele.
  • Na pálpebra inferior: a marca segue a porção interna da pálpebra.

Os pontos serão retirados entre dois e cinco dias após o procedimento. O edema pode durar até meses, entretanto no primeiro mês já é possível perceber uma melhora significativa no local.

Blefaroplastia x Lifting Facial

São dois procedimentos realizados no rosto, que buscam harmonizar a sensação da linha do tempo, trazendo benefícios como bem-estar e um traçado mais jovial para a pele do(a) paciente.

  • Blefaroplastia: é direcionada para uma melhora no aspecto das pálpebras, eliminando as bolsas de gordura, rugas e flacidez.
  • Lifting Facial: é realizado por meio de cortes que permitem que o profissional tracione a pele, remodelando os tecidos, que são posicionados para adicionar volume em áreas depressivas, reposicionando a musculatura do rosto.

Escolhendo seu cirurgião plástico para Blefaroplastia

É considerável o número de pessoas frustradas com o seu próprio corpo, sobretudo quando se expõem a cirurgiões que não são qualificados ou que não detém experiência, podendo consequentemente resultar em erros gravíssimos por conta do despreparo profissional.

É preciso que saibamos escolher bem na hora de optar por esse ou aquele cirurgião. Todo cirurgião plástico precisa passar por uma formação específica após a conclusão da faculdade de medicina, sendo necessário em um primeiro momento passar por 2 anos de residência médica em cirurgia geral.

Fique muito atento ao profissional que você deseja escolher para cuidar do seu sonho. Afinal de contas, mais do que simplesmente a estética, o que está em jogo é a sua própria vida.

Saiba mais sobre a consulta

O cirurgião fará diversas observações para que possa conhecê-lo(a) a ponto de entender o comportamento do seu organismo, bem como no pós. Dessa forma ele obterá a noção necessária para solicitar exames específicos para identificar se você possui quadro de doenças como diabetes, hipertensão e outras patologias que possam implicar na mesa de cirurgia a algum risco à vida.

Ele te dará algumas noções do pré e pós-cirúrgico. Recomendará uma série de providências que você precisará tomar para que ocorra tudo dentro do esperado no ato e no porvir da intervenção.

As consultas têm uma importância bem significativa tanto para paciente quanto para o médico. Neste momento muitas situações são avaliadas para que tudo transcorra de acordo com o esperado.

Quanto custa a cirurgia de Blefaroplastia?

Em muitos casos a primeira coisa que vem na cabeça do paciente que deseja realizar o procedimento estético, é com relação ao valor da cirurgia.  É muito importante que o candidato leve em consideração alguns pontos primordiais e se antecipe para que não tenha surpresas durante o processo ou após. Você deve ter mente, sempre, que sendo algo que lhe traga benefícios, em hipótese alguma deverá ser encarado como gasto, outrossim, como um investimento em você, na sua saúde mental e bem-estar.

Veja abaixo alguns pontos que você deverá se preocupar no que tange a intervenção cirúrgica:

  • Alimentação diferenciada e balanceada;
  • Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos;
  • Insumos para higienização da região da cirurgia e;
  • Honorários de toda a equipe médica.

Pós imediato

Geralmente o pós-operatório de uma blefaroplastia não causa dores, todavia, nas primeiras 24 horas o paciente pode sentir uma evolução no ardor, mas é resolvido rapidamente com a utilização de analgésicos que os cirurgiões poderão prescrever, de acordo com o quadro apresentado pelo paciente.

  • É recomendado que nos primeiros dias sejam feitos compressas de água fria para amenizar o inchaço;
  • O paciente deve, por precaução e, segundo orientações médicas dormir com a cabeça elevadas por pelo menos duas semanas;
  • Evite massagear, coçar ou fazer qualquer tipo de manipulação na região;
  • Procure não realizar nenhum tipo de esforço físico;
  • Procure não se expor ao sol, sobretudo a região operada, por pelo menos 90 dias para garantir uma boa cicatrização e coloração.

Resultados da cirurgia plástica de Blefaroplastia?

Num geral, os resultados definitivos podem ser visualizados logo após o 1º mês, mas depende de cada caso devido à regressão do inchaço e cicatrização.

As cicatrizes, como já mencionamos, tendem a ser disfarçadas pelas linhas naturais dos olhos.

Mas vale a pena ressaltar neste tópico que todo e qualquer resultado passa e muito pela forma como o paciente lida com o pós-cirúrgico. Bem mais do que o organismo, é a disciplina em seguir as recomendações do cirurgião para que tudo possa transcorrer de acordo com o esperado. Assim, mesmo que o seu organismo acabe dando um trabalhinho a mais para que a cicatrização e o resultado sejam visíveis rapidamente, o especialista saberá como trabalhar a problemática, pois já terá um diagnóstico detalhado do funcionamento do seu corpo a partir das consultas que foram realizadas previamente à cirurgia.

Riscos

O risco mais comum é a retirada em excesso da pele (dificultando o fechamento dos olhos) ou o descontentamento do paciente pela pouca retirada de pele. Outros pontos são o mau posicionamento das incisões, e a retirada acima do normal das bolsas de gordura. Mas esses riscos você só terá caso não realize o procedimento com um cirurgião especializado e experiente. Erros até podem acontecer, mas serão em menor escala quando a escolha for feita de forma responsável.

No mais, os principais riscos e as consequências variam de hematomas no local, infecções e aberturas dos pontos – essas duas estão diretamente relacionadas a uma higiene feita de forma não adequada. Além disso, podem haver alterações de cor e quelóides.

Em suma, seguindo as recomendações médicas, você terá uma recuperação sem sustos ou riscos.

Considerações finais

O procedimento de blefaroplastia é famoso no mundo das cirurgias plásticas, pois promete e cumpre para a solução de um incômodo na aparência ou saúde da pessoa que resolve submeter-se a intervenção, trazendo incontáveis benefícios para a autoestima.

Em suma, esperamos que tenha obtido todas as informações a respeito da cirurgia, suas indicações e aplicações. Que possamos ter conseguido sanar algumas dúvidas existentes em sua mente.

Ainda que este artigo tenha trazido entendimento, busque a orientação de um especialista para uma avaliação completa e detalhada do seu quadro.

No mais, agora que você teve um entendimento primário de como funciona o procedimento de blefaroplastia, sua segurança, os cuidados e os resultados; é o que você estava esperando ou precisa? Então não deixe de entrar em contato conosco para ter mais informações ou por quê não, marcar uma avaliação?