A técnica de como afinar o nariz pode ser chamada pelo nome de rinoplastia, que é um tipo de cirurgia plástica, onde o seu efeito é permanente. Há diferentes técnicas e métodos para a realização desse procedimento. Essas técnicas são escolhidas de acordo com o tipo de nariz e o diagnóstico individual do paciente.

Para que serve a rinoplastia para afinar o nariz?

O procedimento chamado rinoplastia é uma cirurgia plástica para remodelar o nariz. Ele é feito tanto para uma melhor respiração do indivíduo quanto para fins de estética. Essa cirurgia é um tanto delicada, cuja sua recuperação é longa e delicada.

Como toda cirurgia plástica, é preciso cuidados para que não haja desdobramentos que podem causar uma complicação pós-cirurgia.

Quando considerar a cirurgia

Quando você percebe e entende que há riscos para a sua saúde, é o momento adequado de considerar uma cirurgia. Nesse momento procure pelo auxílio de um cirurgião plástico que tenha experiência nesse tipo de procedimento.

Mas não somente pela saúde, há àqueles que escolhem realizar essa operação por estética, visando uma melhor harmonia facial. Do mesmo modo, como no primeiro parágrafo, é importante buscar o auxílio de um cirurgião plástico, para que não haja problemas no decorrer do tempo.

Candidatos

Geralmente as pessoas que desejam afinar o nariz tem uma origem asiática ou negróide. Esses tipos de narizes são caracterizados da seguinte maneira:

  • Ponta pouco pronunciada, sem elevação do dorso, com narinas largas e ponta arredondada, no caso dos narizes asiáticos.
  • Dorso curto, asas da base e narinas mais alargadas e a ponta caracterizada por um arredondamento, nesse caso os narizes negróides.

No caso dos narizes pequenos e com a sua ponta bulbosa, mais encontrada em pessoas do sudeste da Ásia, a cirurgia para afinação do nariz tem objetivos e abordagem que consiste em:

  • Aumentar o dorso nasal;
  • Contra-rotação da ponta, levando-a para baixo, alongando-o.
  • Correção das narinas, com suturas e, em muitos casos, enxertos.

Tipos de cirurgias

Não há somente a rinoplastia indicada para afinar o nariz, existem variantes desta cirurgia, conforme veremos a seguir:

  • Rinoplastia de redução – a rinoplastia de redução é um procedimento estético, que visa diminuir tanto tamanho quanto a largura do nariz, podendo ser esta na ponta, no dorso ou nas asas nasais.

Pacientes que buscam por essa técnica de redução do nariz, geralmente consideram o tamanho desproporcional ao restante do rosto, de forma que procedimentos como a ressecção das asas nasais e a redução do dorso podem contribuir e muito para um nariz bem mais harmonioso com o restante da face.

  • Rinoplastia de aumento – esse procedimento é também considerado para fins de estética, há pacientes que demandam um aumento das estruturas nasais visando que elas fiquem mais compatíveis com o rosto.

Há diferentes situações em que essa técnica pode ser utilizada, por exemplo nos casos de subdesenvolvimento congênito, perda de parte do nariz em acidentes, cirurgias mal realizadas ou uma possível desproporção que causa incômodo ao paciente.

É possível aumentar o nariz utilizando enxertos de cartilagem, que podem ser retirados de locais como o septo, orelha ou até mesmo de uma costela. Mas há, ainda, opções como próteses sintéticas, como de silicones, que entregam o tamanho nasal desejado.

  • Rinoplastia étnica – da mesma forma como nos dois casos anteriores, é também uma cirurgia plástica com fins estéticos, mas essa cirurgia tem o seu foco nas alterações do formato ou tamanho do nariz, que são características da etnia do paciente.

Essa cirurgia é utilizada para alterações nasais de grupos e etnias específicos, como os africanos, asiáticos do ocidente e os povos da Oceania e seus descendentes.

A rinoplastia étnica não tem por características a alteração da identidade do paciente, antes, é tão somente uma forma de fazer alterações estéticas que ressaltam os traços e que oferecem resultados com mais harmonia, de acordo com o objetivo do paciente.

  • Rinoplastia pós-traumática – consiste na cirurgia no nariz realizada após lesões na região que causem danos ou alteram a aparência dos ossos e cartilagens, prejudicando a estética ou a funcionalidade do nariz.

Nesses casos, as alterações mais comuns incluem a correção do desvio de septo, que deixa o nariz torto e causa dificuldade respiratória associada à congestão nasal e assimetrias.

Quando a alteração do nariz é oriunda de um trauma, a realização da rinoplastia pós-traumática em um prazo que varia de 7 a 10 dias aumenta consideravelmente as chances de sucesso na intervenção.

  • Rinoplastia funcional – tipo de cirurgia recomendada quando o paciente tem alguma insatisfação estética com o nariz, seja devido ao tamanho ou formato, mas também pode apresentar alterações anatômicas que prejudicam a respiração.

É um caso de pacientes que tenham desvio de septo, onde nesses casos a capacidade de respiração fica comprometida. Nessas situações é possível fazer uma rinoplastia associada à septoplastia, que resulta na correção do desvio.

Outra alteração anatômica que pode ser prejudicial é a hipertrofia dos cornetos, que também pode-se associar à rinoplastia para atender demandas estéticas e funcionais concomitantemente.

  • Rinoplastia secundária – tipo de rinoplastia que é conhecido como cirurgia de correção ou revisão, onde observa-se a realização de uma nova cirurgia no nariz em pacientes que já passaram por um procedimento anteriormente, mas que não obtiveram resultados satisfatórios.

A rinoplastia secundária tem, também, uma característica em que o cirurgião plástico necessita lidar com tecido fibroso na região, além de ter menos cartilagem disponível. Devido a essas particularidades é fundamental que o profissional tenha expertise e experiência para que possa entregar um resultado esperado pelo paciente.

Esse mesmo procedimento pode ser realizado buscando uma melhor funcionalidade nasal que pode ter sido prejudicada com uma primeira intervenção cirúrgica.

Como podemos observar, existem diferentes formas para a realização de uma intervenção cirúrgica no nariz onde este apresente uma aparência estética mais harmônica, para que ocorra uma avaliação concisa da estética e funcionalidade do nariz.

Cicatrizes da Rinoplastia

O procedimento para afinar o nariz deixa cicatrizes extremamente discretas que podem ser internas (de acordo com o procedimento escolhido pelo cirurgião), ou uma pequena cicatriz na região da columela, que fica entre as narinas, se tornando imperceptível com o passar dos meses.

Vale alertar que, como em toda cirurgia, o prazo de cada cicatrização pode variar de acordo com cada paciente.

Escolha seu cirurgião plástica para rinoplastia

É imprescindível que você realize uma escolha baseada em:

  • Experiência no procedimento que você escolheu para realizar, pois como afinar o nariz é uma dúvida que paira pela mente de centenas de pessoas que estão almejando tal procedimento. E nada melhor do que confiar tal pergunta a alguém que saberá exatamente o que estará fazendo.
  • Pesquisas! Pesquise muito antes de escolher o profissional. Converse bastante com ele, tire todas as suas dúvidas e avalie se é o responsável ideal para te entregar o que você deseja.

A consulta

A consulta é o melhor momento para que você possa conhecer o profissional, ela pode ser como uma espécie de entrevista de emprego, onde você tira todas as suas dúvidas para a contratação ou não do profissional. É através desse bate-papo que você consegue entender o grau de confiabilidade e comprometimento do cirurgião.

Você deve questioná-lo sobre toda e qualquer dúvida que venha a existir, seja com relação ao pré ou pós-operatório.

Questione o tipo de suco que poderá beber, o tipo de refeição que poderá fazer. Procure saber cada etapa da cirurgia. Mesmo que a cada passo dado para a realização da mesma, o médico possa deixá-lo a par de tudo, tire com ele todas as dúvidas que você tiver!

Por mais que determinada pergunta possa soar, pelo paciente, num primeiro momento como boba e sem fundamento, pode ser aquele cuidado a mais que fará toda a diferença.

Cuidados pré operatórios (o que deixar preparado para o dia e após). Os cuidados antes da cirurgia são tão importantes quanto os que você precisará ter depois de passar pela mesa de procedimentos.

Prepare a sua mente para que virá; treine-a para compreender que será necessário abdicar de diversas situações para que haja uma cirurgia bem tranquila e com o resultado que você espera.

Não deixe de perguntar ao seu médico o que deixar preparado para o dia da cirurgia e o retorno ao lar.

Pós imediato

Imediatamente após o procedimento, esteja ciente de questionar o seu profissional quais os cuidados a tomar. Separamos alguns tópicos que valem a sinalização nesse artigo:

  • É muito importante comer alimentos que sejam saudáveis, como frutas, verduras, legumes e carne branca.
  • Manter a hidratação, dando preferência à água.
  • Evitar banhos muito quentes.
  • Limpar as narinas com soro fisiológico de acordo com as orientações do seu cirurgião.
  • Caso você fume ou beba, não coloque a sua recuperação em risco por conta desses dois fatores mencionados.

Resultados da Rinoplastia para afinar o nariz

Todo pós-operatório é composto por muitas fases, não diferente, a cirurgia no nariz requer atenção como tantas outras. Logo após a retirada do curativo imobilizante, por volta do 7º dia, já é possível notar uma diferença em boa parte dos defeitos estéticos. Todavia, resultados definitivos levam bem mais tempo, pois os hematomas e, principalmente o inchaço na área, demoram para diminuir por completo. Pode alongar-se por 6 meses e 1 ano após o procedimento.

Mas há casos em que pacientes conseguem atingir o resultado esperado um pouco antes da média esperada. Outros, no entanto, podem ultrapassar o período estimado.

Se ainda persistirem  dúvidas quanto ao que tange o assunto, não deixe de nos enviar o seu questionamento, pois faremos o possível para esclarecer tudo o que for necessário saber sobre os diversos tratamentos que podem ser feitos em seu nariz.

Porque me escolher?

+ 2500

Cirurgias Realizadas

+ 10

Anos de Experiências

+ 1000

Procedimentos

Estrutura

Melhores hospitais

Você está pensando em realizar sua cirurgia plástica?

“Caro(a) paciente, fiquei feliz com o seu interesse realizar o sonho da cirurgia plástica. Estou à disposição para conversarmos mais, preparado para auxiliar você nessa jornada, para juntos alcançarmos o melhor resultado, beneficiando a sua autoestima e o seu bem estar.” Dê o primeiro passo, faça seu primeiro contato comigo.

Dr Edmar
whatsApp Faça seu primeiro contato