Mastopexia refere-se a um grupo de intervenções cirúrgicas eletivas destinadas a levantar ou mudar a forma dos seios de uma pessoa. A mastopexia pode envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele.

O que é Mastopexia?

A palavra mastopexia é o processo de fixação da glândula mamária. Ele entrega um resultado amplamente satisfatório, pois reverte o caimento natural dos seios, reposicionando a aréola e pele com flacidez, elevando as mamas até a sua posição de origem, dando uma simetria satisfatória.

Para que serve?

De acordo com o que vimos até aqui, podemos subentender a pergunta, pois sem delongas a mastopexia serve para reposicionar as mamas ao seu posto original. É normal que ao longo da vida a mulher sofra com o efeito da gravidade sobre o seu corpo, sendo bem mais notório nos seios, algo que podemos imaginar ser um motivador para uma possível baixa-estima.

O efeito de caimento das mamas não está ligado única e exclusivamente ao tempo, há mulheres que engravidam ou até mesmo na juventude apresentam esse tipo de quadro.

Bem-estar psicológico:

Tão animado quanto poder reverter o efeito gravitacional do passar das décadas, é conseguir desenvolver um trabalho que possa trazer de volta o ânimo e a vontade de se olhar no espelho, de fazer com que a pessoa volte a se sentir uma mulher em sua essência, sobretudo quando casada, desejada pelo marido. Psicologicamente para a mulher, olhar para si e entender que é tão bonita quanto as demais, garante sobrevida e um sorriso no rosto constante.

Se por um lado o uso de maquiagens é capaz de dar um upgrade, a mastopexia reanima e não somente eleva os seios, mas a própria pessoa que realiza o procedimento.

Quando considerar a cirurgia

Quando considerar a cirurgia certamente é uma das perguntas que mais se repetem. É bastante particular, variando de mulher para mulher. Há quem só consegue se sentir bem quando esteticamente se encontra em harmonia entre os seus olhos e seu corpo.

Ainda que você sinta que deva fazer o procedimento, converse com um especialista para entender as reais necessidades do seu corpo. Não é somente a estética que conta, mas a sua saúde em primeiro lugar sempre. O cirurgião saberá conduzir da melhor maneira possível a situação e, se ele compreender que o melhor caminho é a cirurgia, esta será considerada. 

Saúde mental:

Priorize a sua saúde mental, sobretudo quando o seu corpo gritar por uma intervenção. Realize-as, se achar necessário, mas lembrando antes de tudo, que é importante manter a sua mente em ordem, até mesmo para que possa buscar por um profissional adequado, responsável e experiente.

Idade do paciente

Não há uma idade considerada correta para a realização da mastopexia, o uso da intervenção varia de mulher para mulher, sendo bastante particular. Valendo sempre ressaltar que, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é preciso que a paciente tenha no mínimo 18 anos de idade. Em exceções, o cirurgião saberá enxergar caso a caso.

Candidatas

A mastopexia é bem ampla quando falamos sobre as candidatas. Elas podem ser mulheres maduras, jovens ou àquelas que foram mães a pouco tempo e amamentaram. Cada caso tem a sua particularidade!

Mulheres maduras – o lifting de mama é capaz de devolver o padrão de outrora que fora roubado pelo tempo. Imagina poder ter novamente os seios de quando ainda jovem?

Jovens mulheres – você não precisa passar a vida pensando a respeito das mulheres que têm as mamas mais “bonitas” que as suas, com a mamoplastia os seus seios ficarão tão lindos quanto os das que você só vê pela televisão.
Mamães que acabaram de amamentar – ser mãe não te faz deixar de ser mulher! Ainda há tempo de se cuidar e buscar aqueles seios que te fazem sorrir frente ao espelho.

Cicatrizes

É preciso avaliar nas consultas pré-operatórias o histórico cirúrgico e as características da pele da mulher, para que o cirurgião possa ter uma ideia de como tende a ser o processo de cicatrização da paciente.

Mais importante do que entender históricos ou características, é a mulher ter a consciência de que as cicatrizes são parte das cirurgias para permitir a mudança do formato das mamas.

Separamos cinco passos primordiais para uma boa cicatrização:

  • Mantenha uma alimentação saudável – é de sumo a importância de manter uma alimentação balanceada, seguindo exatamente as recomendações do profissional.
  • Dê um basta a nicotina – se a paciente for fumante, precisará compreender a necessidade de abandonar o hábito, uma vez que o fumo pode piorar a oxigenação do sangue e prejudicar o processo de cicatrização.
  • Regularidade na troca dos curativos – é preciso ter bastante cuidado com a regularidade na troca dos curativos, exatamente como o cirurgião recomendou, para que a cicatriz esteja sempre limpa e protegida.
  • Evite expor-se ao sol – deve-se respeitar as recomendações e evitar a exposição aos raios solares, de modo que não acabe ficando escurecida a cicatriz.
  • Tenha cuidado com os produtos de cicatrização – é importantíssimo que os produtos sejam apenas os indicados pelo especialista, pois ele é quem tem o conhecimento científico dos benefícios que cada medicamento pode oferecer.

Mastopexia x mamoplastia

Ainda que os procedimentos sejam sinônimos entre si e apresentam resultados parecidos, cada qual tem determinadas particularidades. É preciso ficar atento ao objetivo final, sempre com auxílio de um especialista cirurgião plástico!

Mastopexia: a cirurgia está ligada diretamente ao que devolve a elevação das mamas, reposicionando-as em seu local original, removendo excessos de pele ou em outros casos, sendo auxiliada com uma prótese mamária.

Mamoplastia: ainda que o procedimento seja capaz de reposicionar os seios no local original, ele tem como objetivo maior a redução do volume das mamas, sendo chamada de mamoplastia redutora, ou ainda, podendo ser feita a mamoplastia de aumento, que é exatamente o oposto da redutora.

Mastopexia 

De acordo com cada caso, nesta cirurgia plástica, o cirurgião levanta a mama, removendo as sobras de pele e comprimindo o tecido, sendo bem comum a realização simultaneamente com a mamoplastia de aumento ou redução.

Em alguns casos, além de levantar a mama, a mastopexia também poderá ter o reposicionamento da aréola e alterar o tamanho do mamilo.

Escolhendo um cirurgião

Essa é uma hora muito importante e deve ser observada com muita seriedade, seguida de pesquisas minuciosas. Tenha sempre em mente, antes de tudo, que você precisa escolher por um profissional cirurgião plástico.

Saiba mais sobre a consulta

A consulta serve como um laboratório pré e pós-cirúrgico, além de ser acompanhada de muito diálogo e conhecimento mútuo entre paciente e médico, criando uma relação de confiança pautada na realização de diversos exames e recomendações médicas.

Seja clara e objetiva ao que você tem em mente como o cenário ideal esteticamente falando, para que o profissional saiba exatamente o caminho que precisará trilhar para lhe entregar o serviço tão aguardado por você.

Preço

Todo e qualquer processo cirúrgico requer um gasto, que você deve compreender como investimento.

Você terá gastos com medicamentos, insumos, possíveis exames que poderão não ter cobertura do plano de saúde, honorários do profissional e sua equipe, bem como o período de afastamento das suas atividades profissionais.

Cuidados pré-operatórios

Os cuidados no pré-operatório são muito importantes para que haja êxito no momento da cirurgia:

  • Procure realizar jejum completo de 9 horas, inclusive qualquer tipo de líquido;
  • Na véspera da cirurgia tenha uma dieta normal, sem exageros e sem a ingestão de álcool;
  • Se for fumante, evite fumar nas 2 semanas que antecedem a cirurgia;
  • Evite a utilização de tinturas nas 72 horas anteriores;
  • Leve roupas largas para o hospital;
  • Tenha na bolsa cinta elástica ou sutiã indicado pelo médico; e
  • Procure chegar no hospital 2 horas antes com a carta de internação.

Pós imediato

É preciso lembrar que, imediatamente após o procedimento, as mamas ainda não apresentarão o resultado esperado!

  • Alimentação: ingerir frutas, fibras e beber bastante líquido;
  • Sono: durma com a parte superior do corpo mais elevada que o restante do corpo, se necessário utilize dois travesseiros;
  • Ao levantar: evite fazer de forma bruta, para que não comprometa os pontos;
  • Banho: nos primeiros dias, tome banho sentada, evitando assim possíveis tonturas e tombos que possam colocar a sua saúde em risco;
  • Curativos: caso sejam de micropore poderão ser molhados durante o banho.

Já que estamos abordando o pós-operatório, vale informar a respeito da recuperação da cirurgia, que pode durar de 2 horas e meia a 3 horas. Quanto à recuperação, ela é gradual, tendo na primeira semana restrições quanto aos movimentos, necessitando de repouso nas 2 semanas após a cirurgia.

Resultados

Os resultados podem demorar de 12 a 18 meses devido ao inchaço e cicatrização, entretanto os primeiros resultados já podem ser percebidos após os 30 primeiros dias. Após o primeiro mês, até o oitavo, as mamas já apresentavam, de forma aproximada, uma aparência mais parecida com a definitiva.

Riscos

Como toda e qualquer cirurgia, a mastopexia inclui danos à saúde. Entre eles estão as infecções locais ou generalizadas, danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos e músculos, de forma temporária. Também existe a possibilidade de necrose do tecido adiposo, além de perda parcial da sensibilidade na área, por um tempo.

Porque me escolher?

+ 2500

Cirurgias Realizadas

+ 10

Anos de Experiências

+ 1000

Procedimentos

Estrutura

Melhores hospitais

Você está pensando em realizar sua cirurgia plástica?

“Caro(a) paciente, fiquei feliz com o seu interesse realizar o sonho da cirurgia plástica. Estou à disposição para conversarmos mais, preparado para auxiliar você nessa jornada, para juntos alcançarmos o melhor resultado, beneficiando a sua autoestima e o seu bem estar.” Dê o primeiro passo, faça seu primeiro contato comigo.

Dr Edmar
whatsApp Faça seu primeiro contato